quinta-feira, 27 de março de 2014

O Fake e o Real

“Ainda pretendo, tentar descobrir, porque é mais forte quem sabe mentir”
                                                                                                                                                                                      Renato Russo

O que realmente você é…..

Em tempos de redes sociais, até que ponto a informação que lemos é verdade, até que ponto as pessoas que vemos não são fakes de si mesmo? Como identificar se uma pessoa é aquilo que parece ser e como saber se ela é um projeto do que gostaria ser e que todos acreditaram? Como saber se o que pensamos sobre alguém é real ou não?

Bom, essas são perguntam que nos atormentam todos os dias, e neste post, você provavelmente não encontrará as respostas para estas perguntas, mas não tenho dúvidas que sairá dele com uma pulga atrás da orelha.

Tenho um amigo de sorriso fácil, simpático ao extremo, de carisma absurdo, bonito e de ótimo papo. Bem o caso é que, ele não se via dessa maneira, e acreditava que não ficava com as mulheres interessantes das quais gostaria, eis que ele descobriu o Facebook. 

Daí passou a usar a rede social para sedimentar uma imagem de “pessoa solicitada”, postava fotos com mulheres em volta, gostava de postar que estava na praia  em quanto os outros trabalhavam, que ia a boates boas e se você não estava com ele é porque estava perdendo diversão. Com todo este processo ele conseguiu criar a imagem que queria, a imagem de um cara pegador, que não se envolve sentimentalmente com ninguém e que o importante de estar com ele é se divertir.

Na história acima encontro um caso de quem manipula a sua imagem para conquistar o que quer, mas a pergunta que eu faço é: ele é assim? Será que ele é mesmo a imagem que vende?
No cinema cansamos de ver casais que se juntam em função de um filme. Muitas vezes se juntam apenas para vender a curiosidade de uma intimidade que pode ser vista o seu inicío nas telas de cinema. Intimidade esta criada apenas para que o filme seja sucesso de bilheteria.

No ramo da publicidade é comum que isso aconteça, o lance é que com as redes sociais pessoas comuns passam a trabalhar a sua imagem como se fossem celebridades em seus pequenos mundos. 

Até porque devido a loucura da vida, não passamos tanto pelas pessoas como antes. Afinal antes dizíamos que um cara era o pegador porque víamos ele sempre beijando uma garota diferente na rua de casa ou na escola, faculdade ou trabalho. Hoje julgamos as pessoas pelo que vemos numa rede social, tiramos dela uma imagem que por muitas vezes cai por terra quando conhecemos afundo tais pessoas.

Um exemplo disso é o caso de um outro amigo:

O cara é alto, bonito, romântico e de ótimo papo. Mas a visão que as mulheres tem dele é completamente diferente, na cabeça das mulheres esse cara possui todas estas qualidades com exceção ao “romântico”, isto porque na mente delas, povoa uma idéia de que ele é galinha e que a mulher que passar em sua frente ele canta e que não importa qual mulher passe em sua vida, pois ele vai traçar e não se envolver.

Ledo engano, pois o cara é completamente diferente. No entanto a sua postura frente as redes sociais era de estar sempre em fotos com suas amigas e sempre sendo muito solicito a conversa com todas elas. Sua postura no Facebook era muito parecida com o exemplo do primeiro amigo. Daí como separar o joio do trigo sem muitas informações para isso não é?!

Lembram aquela famosa frase: “Nem tudo que parece é”, ela pode muito ser usada neste caso, até porque tem muitos caras por ai que se passam por meninos fofos que sofrem por amor, que usam isso como artificío para ganhar outras garotas, quando na verdade são grandes FDPS.

Uma vez disse aqui no blog que muitas vezes não importa o que você é, caso você não o pareça ser. Até porque como alguém vai acreditar que você bebe, se você só anda com quem bebe, como acreditar que você não é um pegador, se você tem fotos com tantas mulheres, e como acreditar que você é um fofo se você só fala obscenidades??? Dificíl, difícil!!

Eu particularmente sou contra as convenções da vida, creio que existe alguém mais interessante por trás daquilo que o que a pessoa aparenta ser, lógico que tem pessoas que você naturalmente não vai com a cara, mas são casos isolados.. Só penso que tem gente vendo só as máscaras e esquecendo de arrancá-las para ver o conteúdo, e em função disso fazem escolhas precipitadas, e por fim acabam escolhendo o que é de mentira em vez do que é de verdade.

“Quem é de verdade, sabe quem é de mentira”
                                                                     
                                                                  Chorão

A frase acima já foi postada milhares de vezes no Facebook por inúmeras pessoas, geralmente inseridas na legenda de alguma foto, com alguém que essas pessoas consideravam muito seus parceiros e suas parceiras. E quantas vezes já vi essa frase inserida pra relações que de verdade não tinham nada e de interesse tinham muito. Quem é de verdade só sabe quem é de mentira, quando de fato se quer saber a verdade, quando não só se acredita  na máscara do que aparenta ser, afinal os olhos de quem é de mentira traem sua própria espécie, porque não trairiam você?! 

O  que você gostaria que as pessoas soubessem?

Bem, um outro aspecto dessa discussão é, se há um interesse real de passar para as pessoas a imagem do que tu és de verdade. Ou se tu quer apenas que algumas sortudas saibam quem você é de verdade. 
Pois para algumas pessoas ser verdadeiro é doloroso demais, por não aceitarem a condição de ser humano que possuem, sejam elas com a personalidade que for. O engraçado é que julgamos os atores como mestres da interpretação e mentira, mas muitas vezes de quem menos se espera uma interpretação ela vem, de alguém que a princípio, não nos parecia ter talento para as artes cênicas.

E este texto não vai ter uma conclusão?

Um dia quem sabe com uns 80 anos eu saiba concluir este texto. Por ora só não acreditem em meia dúzia de lorotas do que uma pessoa pareça ser, procure a verdade até onde ela puder ser achada, já que por mais que doa, ela é sempre a melhor opção. Ah, e agora a bomba tá lançada, fica a critério de vocês que leram tudo isso, explodi-la ou mantê-la desativada.

“Errar não é Humano, depende de quem erra”
                                                                       
                                                         Biquini Cavadão”

Ótimo fim de semana!!!!


Beijos e Abraços

Alexandre Oliveira

Um comentário:

  1. Tenho observado que as pessoas criam personagens para impressionar os outros. Acho extremamente repulsivo, pois as pessoas devem demonstrar quem realmente são, suas essências, ao invés de quererem mostrar algo que não são para terem aceitação. Interessante seu post, pois eu estava refletindo exatamente sobre isso, semana passada. bj

    ResponderExcluir