segunda-feira, 19 de março de 2012

TPM

Tensão pré-menstrual



As Sambadinhas do Ale chegam a um momento crucial de sua história, pois falar de relacionamentos, nunca foi das coisas mais fáceis. Imaginem vocês o nobre Alexandre Oliveira falando de uma coisa tão feminina quanto TPM?! Não imagino no que vai dar esse post, e tenho medo de sua repercussão, mas nunca fui um cara que me pautei pelo medo e sempre arrisquei, e hoje o risco é grande, mas vamos seguir.


Pra começar, este blogueiro resolveu estudar um pouco o assunto, e descobriu o seguinte:


A tensão pré-menstrual (conhecida pela sigla TPM) é uma síndrome que atinge as mulheres e que ocorre, em maior ou menor grau, nos dias que antecedem a menstruação. É caracterizada por uma irritabilidade e ansiedade mais acentuadas, bem como manifestações físicas, como por exemplo: dor nos seios, distensão abdominal e cefaléia. Decorre da retenção de sódio e água . Depressão, Distimia, Ansiedade Generalizada, Transtorno do Pânico, Transtorno Bipolar.




Um ponto interessante desta definição é a frase: “irritabilidade e ansiedade mais acentudas”. Pensemos, não é incomum assistirmos a mulheres sem paciência e totalmente desestruturadas em determinados momentos, creio que isso seja em função das cólicas.


Pra mim o ponto mais grave desta pequena definição, é a parte que se refere a “transtorno bipolar”. Acho que esta parte da definição seja o mais adequado para demonstrar este momento, afinal, as mulheres acabam se tornando pessoas que aparentemente mal conhecemos.


Bom, eu quando criança, não fazia a miníma idéia do que era isso, até a minha primeira aula de reprodução humana, nada sabia sobre este tema. E meu primeiro contato com a questão foi quando uma menina da minha sala de 6° série, sangrou e não sabíamos o porque, isso sem dúvidas causou medo, isto ocorreu um ano antes a aula de reprodução humana.


A verdade é que até meus 14 anos, minha noção sobre sexualidade de uma maneira geral era meio que nula, sei o que estão pensando, nesta idade você já transava! Mas imagino que tenham pessoas lendo que viveram o mesmo que eu. Sendo assim, posso dizer que o meu verdadeiro “encontro” com esse momento feminino ocorreu no meu primeiro namoro quando eu tinha 19 anos.


Me recordo, que ela ficava, com os seios inchados, carente toda vida, demonstrava uma carência incomum a ela, que mas estava para uma leoa feroz, do que para uma leoazinha sensível, parecia instável e inquieta. Mas a sensibilidade aumentava, a vontade de comer chocolate também, a mistura entre vontade de matar alguém, com a vontade de receber um abraço apertado, acontecia com tal velocidade que assustaria qualquer vendedor de absorvente.


Depois dali, comecei a observar mulheres neste momento da vida. Ai, aprendi a nunca discordar de uma mulher em TPM, ali aprendi que em um momento desses, um abraço forte, e uma barra de chocolate ao leite da Lacta podem ser mais adequados, aprendi a ter cuidado com seus mamilos, pois os mesmos ficam muito sensíveis em tais momentos e causam arrepios maiores do que nunca em corpo inteiro, aprendi que discutir neste momento é desnecessário pois sua opinião vai mudar depois que a poeira abaixar e um pedido de desculpas pode acontecer, e que neste momento, o apoio é fundamental para superação, e o companherismo é fundamental, e mesmo que ela esteja errada, o momento não é de guerra. E não esqueça nunca do atroveran, ou outro remédio para as cólicas dela em sua mochila, assim você pode salvar a gata no momento chave e pra completar, nunca a chame para ir à praia ou piscina nos dias seguintes, pois para ela será a morte não poder entrar na água, leve-á para outro tipo de passeio, uma boa comédia no cinema pode ser ideal, ou dependendo da gata, um bom filme de ação mesmo.


Me senti agora dando dicas em uma revista para adolescentes, mas enfim, continuemos!!!


Afinal existem mulheres que estão mais para princesa Fiona do que para Barbie. De qualquer forma, ambas tem a sua sensibilidade e sobretudo, o seu momento bipolar descontrolado, e quando ela tiver vontade de chorar não tente acalmá-la, isto pode ser trágico. Só esteja do lado, ou saiba se retirar quando ela precisar ficar só, mas se ela pedir pra ficar só, não saia do quarto, você pode ser morto se não entender.


No fundo este transtorno vivido por nossas mulheres é muito mais normal do que pensamos, afinal de contas, sempre passamos a maior tensão antes de alguma dor, ou de um momento importante. Eu por exemplo, sempre chorava na ameaça do meu irmão me bater, e antes de uma entrevista de emprego sempre ficamos em estado diferente, com medo de como vai ser, entretanto o que temos de pensar tanto homens quanto mulheres, é como queremos ser tratados neste momento. No caso das mulheres, parar com a mania de achar que os homens nunca vão entendê-las, pois isso pode acontecer, não sempre, mas às vezes, pois como qualquer ser imprevisível, as mulheres nos surpreendem, todos dias, a cada segundo, e nós homens somos bem mais previsíveis, admito!


Por mais que nós homens nunca tenhamos sentido a dor e a aflição que nosssas mulheres vivem, não tenho dúvidas de que tentamos entendê-las a todo o momento e fazer o melhor possível, embora não saibamos às vezes como lidar com isso. No fim o que penso é que tensão, é sempre tensão e a da mulher por ser dela, é sempre mais especial, mas o que penso, é que só elas mesmas sabem explicar o que é isso. Tenho uma amiga que o defini como momento “princesa”. E por mais que tentemos mesmo entender, só quem passa por isso, são vocês mulheres!!!!!


As admiro por isso, não é fácil, mas tenham paciência conosco!!!!


Boa Semana à todos!!!!!


Alexandre Oliveira

3 comentários:

  1. Muito particular essa parada de TPM!
    Mas em geral, até que parece com muitas das mulheres...
    Temos que admirar os homens que conseguem lidar com isso!
    hauhauhuahuah

    ;*

    ResponderExcluir