quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ressaca de Carnaval



"Fim de Verão"


No texto Romances de Verão, destaquei, os romances que apareciam nesta época do ano, e suas peculiaridades, mas acima de tudo reconhecendo a sua importância, independente do tempo que duravam, agora em Ressaca de Carnaval, vamos discutir, o fim do carnaval, um pouco do seu legado e porque não, sobre suas consequências.




Às vezes parece que o carnaval não acaba na mente de alguns, comentamos sobre coisas e acontecimentos que passaram com um saudosismo único, os repetindo diversas vezes, a ponto das histórias parecerem tão antigas que as pessoas que conhecemos há 10 dias parecem conhecidos de infância, e a saudade que sentimos dela se alastra quase tão rápido quanto a um câncer.


Talvez essa seja não só a magia do carnaval, mas a magia do Verão, e talvez por isso seja tão comum me ver dividindo as épocas do ano não por meses, mas sim por estações de clima. Então qual o legado do Carnaval? Qual a grande lição que tiramos dele? E qual a grande história que levamos?


Bem, para alguns o legado do carnaval é “largar de barriga”, vide todos meus amigos e amigas que nasceram no mês de novembro. Para os pais destes amigos(as), o legado do carnaval foram eles! Mas quais são os outros legados que levamos de 5 dias de curtição intensa e muita bebedeira em muitos casos? Para mim o legado são as pessoas, sempre elas, pois podemos nos destruir com pessoas ao nosso lado, e ao mesmo tempo podemos nos construir e reconstruir com as elas conosco. Assim basta saber diferenciar, quem tem cada papel em sua vida, e o carnaval apesar de 5 dias é uma boa época para percebemos isso e definir quem seguirá com a gente.


A grande lição que tiramos é que as pessoas em um ambiente de carnaval podem ser brincalhonas e extrovertidas pela falta de compromisso do carnaval, porém podem se mostrar pessoas mais tímidas do que o imaginado, na chamada “vida real”, e até mesmo pessoas meigas e fofas, fora dessas histórias de 5 dias. Nem sempre nos sentimos a vontade em um ambiente inóspito, ou as vezes nos sentimos tão a vontade que representamos um papel dentro de outro. E percebemos que as emoções nem sempre podem ser mascaradas, pois uma cena de ciúmes pode ser mais reveladora, do que um carnaval inteiro de esnobadas e provocações.


“Passa o inverno chega o verão, o calor aquece minha emoção não pelo clima da estação mas pelo fogo dessa paixão”


                                                                                Sandy e Junior


A grande história que levamos são as que marcam, sejam nos romances, sejam nas amizades, ou mesmo nos momentos de emoção e zueira vividos com tanto afinco, e estes não saíram de nossas cabeças nunca, e vamos querer relembrar sempre que encontrarmos as pessoas que viveram isso conosco. Até as lembranças de maior perrengue causam graça e tiram boas risadas, em uma utopia do vivido, em um sonho da realidade.


“O que se leva da vida é a vida que se leva”


                                                                 Túlio Dek






A quem conheceu pessoas de importância, não as abandone, a quem teve um romance que vale apena ser repetido, viva e viva! Não há como se prever o futuro, mas há como trabalhar para que o presente, seja tão proveitoso que o futuro, mesmo que não aconteça, surgirá com naturalidade e sobretudo com felicidade.


Afinal, não dizem que a felicidade não está no tempo que duram, mas na intensidade que acontecem? O tempo é o senhor da razão, mas a emoção, ah essa norteia, os melhores e piores momentos de nossas vidas e nos marcam de maneira eterna em todos os sentidos.

 E na ressaca de Carnaval, ficam as lembranças, a saudade, ou o vislumbre que o outono e o inverno podem ser curtidos de maneira tão intensa quanto o dito verão. Se não for, não era pra ser, e não se culpe por isso, apenas se culpe por medo de viver uma relação de verdade consigo mesmo e com quem quer que importe pra você. Aproveite sem medo, sem moderação e acima de tudo sem pressão pra si mesmo, pois as relações existem para não criar stress, elas devem existir para só gerar prazer e alegria. O famoso: “brilho dos olhos junto com o brilho do seu sorriso”. É isso que penso da vida, acho que pra ser feliz de verdade precisamos de tão pouco, que nem nos damos conta. Deixe o calor do verão tomar conta da sua vida o ano todo.


E no fim, qual o legado do seu carnaval? Amor de praia não sobe a serra?


Aproveitem o fim do verão com as águas de março fechando o verão!!!!!


Beijos e Abraços


Alexandre Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário