domingo, 15 de maio de 2011

“Quanto maior a propaganda, maior o interesse”


A frase título vai parecer que acabamos de entrar em um post que fala de publicidade. De toda maneira você não está errado, vamos sim abordar o tema propaganda, mas é claro, trazendo para o nosso dia-a-dia dos relacionamentos homem e mulher como sempre.




De cara, gostaria de lembrar a todos que a propaganda incita os desejos mais íntimos do ser humano, afinal de contas, quem não se lembra do comercial do Batom chocolate, onde se dizia “compre batom”! Sem dúvida aquela altura quem não tinha comprado este chocolate, passou a ter muita vontade de comprá-lo. É dessa maneira que a propaganda age, através de uma cena subjetiva e ao mesmo tempo real, pois nos parece real, mas é uma imitação do real. Ela age manipulando seus desejos a coisas que você NUNCA imaginou ter ou comprar, desabrochando vontades e criando caprichos que até então não existiam ou só você conhecia.

Até os dias de hoje é assim, tantos e tantos comerciais já fizeram isso conosco, e trago sempre comigo uma frase meio cruel, que gera grande polêmica, mas que eu tenho que compartilhar: “Publicidade nada mais é que do que a capacidade de manipular a mente humana e seus desejos”. De uma maneira meio que teórica sigamos com ela para reflexão.

Depois de uma semana inteira pensando sobre esse tema e colhendo informações com amigos e amigas sobre o “causo”, cheguei a alguns pensamentos interessantes.

Mulheres

A maioria das mulheres fica com um cara, por ele já ter ficado com uma amiga dela, e com um  bom feedback , e uma baita propaganda da dita cuja, ela segue seu caminho com curiosidade até “pegar”, o carinha em questão, muitas vezes mesmo sabendo que o cara já pegou mais de metade do bairro. Tudo isso fruto da propaganda feita entre mulheres, muitas vezes em banheiros, de festas, boates ou academias. Uma vez há anos atrás um grande amigo já falara isso, que o negócio dele era a propaganda inter-amigas e o tal não estava nem ai.

Até concordo com as mulheres que o fazem, isso se elas estiverem totalmente cientes, que este cara não é para namorar, ele está na situação apenas para se divertir com a gata e fazer jus a sua fama de “bom pegador”, e agregar mais uma bela para seu currículo. O que vejo um baita problema é se a gata se deixa envolver por esse tipo de cara, isto porque caso ela se envolva estará perdida.



Apesar, que mulheres sempre acham que vão mudar um cara durante o relacionamento, mas o cara nunca muda, tenho vários exemplos de amigas minhas que tentam ou tentaram anos e não conseguiram, e isso acontece com bastante freqüência.

Quando conhecemos alguém temos de gostar de suas qualidades e defeitos, pois se não, certamente nos perderemos no meio do relacionamento, nos perguntando o porquê começamos com alguém que não tinha nada a ver conosco. Mas acontece e muito de quem começa sem saber o porquê começou.

Voltando a história das mulheres. Elas começam um relacionamento com o dito galinha-atencioso, e acham que ele era galinha com as outras, mas que com ela de alguma maneira ele será diferente, pois ele vai gostar dela como não gostou das outras. Ledo engano, canalha é canalha em qualquer lugar, seja no Acre, No Rio de Janeiro ou no Sul.

Os Homens

Que curioso, se as mulheres curtem um feed da amiga para que tenham a vontade de ficar com um cara, com os homens é parecido, mas bem diferente. Explico, caso um cara queira apenas curtição com uma garota, ele vai na, que der mais “mole” e seja mais fácil, segundo a propaganda dos amigos, entretanto ele NUNCA, eu disse NUNCA, vai namorar com a gata que todos os amigos já ficaram. De maneira nenhuma ele o faria, para essas mulheres que seus amigos já ficaram e ele também, ele dá atenção enquanto ainda quiserem geralmente ficar ou sexo mesmo.



Os homens em geral, só gostam da propaganda positiva, aquela que exalta a mulher, tipo: “aquela mulher é uma gata, ninguém tem coragem de cantá-la”. Se alguém vier com o comentário já transei com ela. Hummm. Parece que o encanto do cara por ela cai por terra em segundos, e ele só ouve a musiquinha de derrota na cabeça.

Uma outra coisa interessante sobre propaganda feminina, é que quanto mais popular for a mulher e mais simpática ela for. Mais medo os caras vão ter de conversar com ela, pois esse tipo de mulher simpática, assusta. Pois homens gostam de ser práticos, gostam de apostar na sorte, sem nem ter que saber aonde ela trabalha ou estudo ou o que ela faz da vida, eles ignoram o talento em sua maioria. Para 95% deles, levar pra cama é o que vale no currículo. Assim a propaganda de que a menina é fácil pra ele é ótimo.



O que digo sempre é que homens são preguiçosos, e não curtem a conquista, o que curtem mesmo é a vitória com o menor esforço, e a propaganda ajuda nisso, e ai os canalhas vencem. Impressionante como eles vencem. O que existem muitas vezes são os caras legais, que como disse outra vez, adquirem uma nova identidade e acabam  se tornando mais um na multidão, pela falta de uma mulher com o olhar que brilha junto com o sorriso!

Homens e mulheres vivem de propaganda, o lance, é como cada um faz a sua, como ficam sabendo de uma forma ou de outra de como você é, será que você está passando a visão certa sobre você mesmo? Ou estão achando que você é uma pessoa que não é? Concluímos o de sempre, propaganda é uma arte fundamental da venda, e cada um vende seu peixe da maneira que bem entende. Vende menos quem anuncia menos. Mas quem anuncia menos pode vender para clientes de melhor qualidade, certo?! Não importa quantas vendas sejam feitas, mas o impacto que o seu produto terá no público desejado.

Tem uma frase que diz: “Você é o resultado inevitável da sua tragédia”, é do filme Máquina do Tempo. Mas lembre que podemos ser o resultado inevitável de nossas belas escolhas e assim, nosso produto final terá o sucesso desejado, sendo para todas as partes objeto de felicidade plena e recíproca em toda a sua existência. Produza, propague, cuide e se entregue ao seu maior patrimônio, o seu SORRISO e a sua alegria.

Alexandre Oliveira

2 comentários:

  1. simplismente adoro e me identifico muito em seus posts hahaha

    ResponderExcluir
  2. Tá vendo minha teoria estava certa rs...
    A parte que dá errado é só o fato de na hora de não se apegar os homens serem mais espertos... bjs

    ResponderExcluir