segunda-feira, 27 de junho de 2011

O Sentimento da Perda

Hoje estaria programado o texto “Feeling da Coisa”, que ficou para a próxima semana. Todavia, depois de todos os acontecimentos deste último final de semana e depois de muito refletir, resolvi escrever sobre este tema, falando de perda.


Todos nós passamos por vários dramas na vida, mas sem sombra de dúvida, o mais complicado de todos estes dramas é o falecimento de alguém querido. Esta situação infelizmente e inevitavelmente vai acontecer com todos nós menos uma vez na vida, por fatalidade ou pelo fim de um cliclo mesmo. E de alguma forma temos de estar preparados pra isso, mas ai chega a pergunta crucial, como nos preparamos para o sentimento da perda?

A verdade é que nunca estaremos preparados pra isso. Ninguém se prepara para este momento e sinceramente não existe preparo para este tipo de momento inevitável da vida. Contudo eu me acostumei a dizer várias vezes aqui no Blog que devemos aproveitar ao máximo as pessoas boas que passam em nossas vidas, e assim dar-lhes o maior valor possível revestido de amor, desta forma podemos até não acabar com a dor, mas pelo menos minimizá-la quando ela ocorrer.



Talvez seja esta a resposta de como se enfrentar o sentimento da perda. Um olhar para o passado, e a cada vez que se lembrar da pessoa perdida, se lembre que não deixou de aproveitar os melhores momentos ao lado dela, e que tiveram tantos momentos bacanas que não há como ter uma lembrança triste dessa pessoa. E o que fica no final é uma saudade gostosa e um baita aperto no coração pelo fato de saber que não vai ver essa pessoa de novo.

Entretanto aproveitando o máximo de 100% das oportunidades que temos com pessoas que amamos, daí, não há uma outra alternativa que não seja a falta de arrependimentos, de momentos que não foram vividos, ou de momentos que poderiam ser vividos, isto porque haverá uma consciência de que tudo tem um inicio, um meio e um fim. E este processo será praticado de forma completa e acima de tudo o cliclo da vida estará concluído e continuará com mais oportunidades que te possam trazer alegria pelo resto de sua vida.

Lembrem-se que a alegria está nos momentos vividos e não no pensamento de momentos que não existiriam e não existiram mais, isto acontece pois quando o ciclo se completa, não há como voltar atrás. A oportunidade está no hoje, se tem chance, se tem vida na terra, aproveite tudo que pode, assim o sentimento da perda será uma saudade boa e não, o sentimento de dor, causado pelo que poderia ser feito.

Ser feliz, não tem preço, e a paz que temos por ter feito a coisa certa e aproveitado o que deveríamos aproveitar, não há dinheiro no mundo que poderá pagar. Os problemas e atribulações do dia-a-dia não podem se tornar uma desculpa para não viver do lado de quem se gosta, afinal eles são uma faceta do mundo que vivemos, mas não devemos nos preocupar tanto com isso, pois a perda pode ser irreparável(mesmo aproveitando muito, imagine se você, não aproveitar).

Alexandre Oliveira

Um comentário:

  1. Tava aqui lendo o texto de novo e nossa tuas palavras foram simplesmente lindas...amei!!
    Bjooos...

    ResponderExcluir