O mundo atual é cada vez mais coletivo e menos individual e quem não souber se adaptar terá grandes problemas.
Em um passado que por agora já faz mais de uma década, existia uma preocupação da minha mãe que eu não tivesse amigos, e esse pensamento era estimulado pelo meu enorme prazer de estar sozinho.
Com o passar dos anos essa preocupação foi se dissipando e nos meus irmãos mais velhos foi aflorando outra. Nesse momento o motivo deles para uma previsão pessimista do meu futuro era a minha incapacidade de viver em “comunidade”.
Nessa época a minha imaginação apontava que o viver em comunidade padecia de uma atitude de “se não ajudo, também não atrapalho”, e com essa atitude de inércia alimentei a revolta dos meus queridos irmãos, pois os mesmos se referiam a mim como um cara que não participava das funções da casa, ou seja a inércia também incomodava o coletivo, pois não termos o direito de nos colocar para nada fazer enquanto alguém em volta está se movimentando.
Com o passar dos anos entendi que a sociedade nos cobra uma satisfação do que estamos produzindo, e o fazer nada era sintoma de “vagabundagem”.
Nada melhor do que os anos para cada peça encontrar a sua caixa correspondente, afinal hoje existe o “ócio criativo” e grandes empresas já trabalham com esse prisma da execução de trabalho.
Longe de mim gostar de fazer nada, muito pelo contrário inclusive, mas tudo tem sua hora e momento e quanto aos meus irmãos, eles exageraram um bocado, entretanto exagero familiar faz parte do drama cotidiano.
E o que aprendi com isso?
Que o melhor é antecipar uma insatisfação, impondo uma solução que atenda o mínimo das expectativas. Dessa forma sempre que usar as louças de casa, ao invés de esperar o comercial da novela esquecendo de limpar, o melhor é executar a tarefa no momento que a necessidade de limpar aparece.
Portanto a necessidade coletiva vai sempre se colocar à frente da necessidade individual e o que se pode fazer é antecipar-se:
*Em um prédio com dois elevadores, chame apenas um, pois você não precisa de dois.
*Estacione na vaga certa, pois assim outros poderão estacionar.
*Jogue o lixo no lixo, ninguém é obrigado a limpar sua sujeira e todos gostam de um lugar limpo.
*Nunca deixe sua cama ocupada por objetos por mais de um minuto, afinal a cama serve para deitar.
*Cumprimente antes de fazer qualquer pergunta, e assim gentileza gera gentileza.
Alexandre Oliveira